Fase Adulta

Na fase adulta, alguns acometimentos são mais comuns, tais como:

DTM

As disfunções temporomandibulares  podem ocorrer na infância e adolescência também, mas ocorrem com maior frequência na fase adulta, pois estão muito relacionadas à qualidade de vida do indivíduo, dentre outras causas.

As DTMs acometem a articulação temporomandibular e os músculos mastigatórios. Os sintomas mais comuns são dor e cansaço muscular na região da face, desvios na abertura e fechamento da boca, ruídos articulares durante os movimentos da boca ao mastigar, bocejar ou falar.

Os hábitos parafuncionais como apertar ou ranger os dentes, roer unhas, morder lábios e bochechas são fatores que podem causar ou agravar os sintomas de dor orofacial.  O tratamento é interdisciplinar e conta com a ajuda de especialistas como dentistas, médicos, psicólogos e fisioterapeutas, além da própria ajuda fonoaudiológica

Paralisia Facial

O Fonoaudiólogo atua na reabilitação das paralisias faciais principalmente nas funções da fala, mastigação, deglutição e expressão facial. O trabalho deve ser iniciado o mais precocemente  possível, com o objetivo de evitar sequelas importantes.

Ronco

O paciente que ronca e apresenta a síndrome de apneia obstrutiva do sono deve ser acompanhado por uma equipe interdisciplinar. O Fonoaudiólogo poderá  auxiliar na orientação e realização de exercícios  para fortalecer a musculatura da boca e garganta  a fim de minimizar os quadros de ronco.

Adaptação ao uso de Próteses Dentárias

Muitos indivíduos que  utilizam próteses dentárias referem ter dificuldades na produção de alguns sons na fala, principalmente para os sons sibilantes como “s” e “z”.  Essa dificuldade pode ser transitória após a colocação das próteses e pode perdurar por até 6 meses. Entretanto, essas distorções podem ser minimizadas com a ajuda fonoaudiológica . Alguns indivíduos referem que mesmo após a fase de adaptação, ainda percebem distorções na fala e até mesmo dificuldades para mastigar e engolir.  O objetivo do tratamento está em realizar melhores ajustes motores para essas funções orais, gerando maior eficiência.

Traumas de Face

Infelizmente, acidentes de trânsito, quedas, agressões físicas acontecem no nosso dia a dia. E muitas vezes podem causar fraturas e traumas de face. Quando isso  ocorre, as funções mais prejudicadas são a mastigação e a fala. Com isso, pode ocorrer uma alteração da articulação da fala e o indivíduo pode apresentar uma limitação para os movimentos da mandíbula. O tratamento é sempre multidisciplinar e especializado. O objetivo da terapia fonoaudiológica é restabelecer o equilíbrio da musculatura da face, auxiliar no alívio da dor e na diminuição do inchaço e reabilitar as funções orais.

Desproporções músculo esqueletais da face

A cirurgia ortognática é uma ferramenta da cirurgia bucomaxilofacial com o objetivo de corrigir desproporções músculoesqueletais faciais. O Fonoaudiólogo faz um trabalho muito efetivo antes, e após a intervenção cirúrgica. O objetivo está na reabilitação muscular orofacial para evitar recidivas cirúrgicas, promovendo desta forma a estabilidade funcional.

Presbifagia

A presbifagia é o processo de envelhecimento da deglutição. Geralmente acomete indivíduos a partir dos 65 anos de idade e pode manifestar-se com engasgos, tosse e desconforto durante a alimentação. Prevenir e reabilitar é um importante papel da Fonoaudiologia pois a terapia pode minimizar os sinais que aparecem, assim como buscar a manutenção de  uma maior eficiência muscular funcional  com o passar dos anos.

Obesidade

Recentemente, a Fonoaudiologia tem demosntrado um importante papel na reabilitação de indivíduos obesos e com indicação para cirurgia bariátrica. As principais funções orofaciais a serem trabalhadas nestes pacientes são a mastigação e a deglutição. Muitos indivíduos após a intervenção cirúrgica podem apresentar dificuldades na introdução gradual dos alimentos, e sintomas como engasgos, sensação de alimento parado, deglutição de ar ao se alimentar, dentre outros. O papel do fonoaudiólogo está em acompanhar esse período para uma melhor evolução pós cirurgia.