Voz
A voz é a nossa impressão digital! Através da voz, somos capazes de expressar aquilo que estamos sentindo, a nossa personalidade, o nosso estado de humor e até traços da nossa cultura.
O que é a Voz?
A voz é produzida a partir de um som gerado na laringe, que se localiza no pescoço onde estão as pregas vocais. Esse som, produzido através da vibração das pregas vocais, é modificado pelas cavidades de ressonância (faringe, boca e cavidades nasais) e articulado em diferentes ajustes pelos lábios, língua e dentes, formando os sons da nossa língua. A voz falada é o resultado desse processo fisiológico.
Distúrbios de voz
Uma variedade de condições podem afetar a produção e a qualidade vocal. Essas condições podem ter uma origem orgânica ou funcional. As queixas principais relatadas pelos pacientes são cansaço ou esforço vocal, falhas na voz, falta de projeção vocal, rouquidão, dentre outros.
Algumas das causas e tipos mais comuns incluem:
1. Laringite: Inflamação da laringe.
2. Nódulos Vocais: Pequenas alterações nas pregas vocais, resultantes de abuso vocal.
3. Pólipos Vocais: Alterações associadas ao trauma vocal agudo.
4. Paralisia das Cordas Vocais: Pode ocorrer devido a lesões nervosas, afetando a mobilidade das pregas vocais.
5. Edema de Reinke: alteração geralmente associada ao tabagismo.
6. Disfonias funcionais comportamentais: Alteração na qualidade da voz, associada ao uso inadequado.
7. Fendas vocais: fechamento incompleto das pregas vocais, com sintomas de cansaço e falta de projeção da voz
É muito importante consultar um médico otorrinolaringologista para um diagnóstico se a alteração vocal perdurar por mais de 15 dias. O fonoaudiólogo especialista é o profissional indicado para o tratamento dos distúrbios de voz.
A terapia de voz é um tipo de tratamento específico que visa melhorar a qualidade vocal e de comunicação dos indivíduos. Os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como professores, cantores, apresentam uma chance maior de apresentar desvios vocais pelo uso intensivo da voz. No entanto, essas alterações podem afetar qualquer pessoa e o diagnóstico é essencial.
Aqui estão alguns aspectos importantes sobre a terapia de voz:
1. Avaliação Vocal: O terapeuta realiza uma avaliação detalhada da voz, presença de sinais e sintomas vocais e o grau de impacto da desvantagem vocal.
2. Educação do paciente e saúde vocal: Tem o objetivo de criar uma percepção de como o sujeito utiliza a sua voz no seu dia a dia e buscar uma melhor consciência sobre a produção vocal eficiente. Os pacientes aprendem sobre o que é a voz e como hábitos vocais saudáveis podem impactar sua qualidade vocal a longo prazo.
3. Exercícios Vocais: São utilizados exercícios específicos para cada caso, buscando um melhor ajuste vocal, diminuindo os impactos de esforço e tensão.
4. Treinamento Personalizado: A terapia é adaptada às necessidades individuais do paciente, levando em conta suas metas, estilo de vida e o tipo de trabalho que realiza com a voz.
Coach de comunicação
O coach de comunicação , além de trabalhar uma produção vocal mais eficiente, tem como objetivo propiciar ao sujeito, a percepção de quem ele é como comunicador, identificando as habilidades que desempenha com qualidade e outras que precisa desenvolver. Geralmente as pessoas que procuram pelo coach de comunicação são aquelas que querem ter uma comunicação mais eficiente e assertiva nas diferentes áreas da vida, pessoal e profissional. Perceber quem é você como comunicador é o primeiro passo para a mudança, e a terapia fonoaudiológica com enfoque na comunicação é uma excelente ferramenta para esse processo.
Atualmente, muitas pessoas utilizam a voz como instrumento de trabalho, exigindo delas um cuidado especial para manter uma produção vocal eficiente e saudável por muitos anos.
Professores, cantores, atores, dubladores, locutores, dentre outros, precisam conhecer sua voz, o que ajuda e o que atrapalha seu desempenho vocal e investir constantemente nesse preparo para desempenhar bem suas funções. A abordagem para essa população, em específico, é chamada de coach de comunicação profissional, onde o fonoaudiólogo irá conhecer com detalhes o universo onde aquele profissional atua, auxiliando no ajuste de toda a dinâmica de funcionamento da rotina profissional para uma melhor eficiência vocal.