Linguagem e fala do adulto

Na fase adulta, algumas alterações de linguagem e fala podem ocorrer e geralmente estão relacionadas a problemas adquiridos. Geralmente são decorrentes de diferentes causas e manifestações. Podem acometer o funcionamento do cérebro de forma aguda e traumática, como também pelo acometimento de doenças como as neuromusculares e/ou degenerativas.
Se a área da linguagem é afetada, a comunicação pode ficar muito prejudicada nesses indivíduos, criando algumas barreiras para o relacionamento interpessoal e o convívio social. Há diferentes tipos de distúrbios, que podem ser transitórios ou permanentes e que variam de acordo com uma série de fatores, como a localização da lesão, a gravidade, e a trajetória de evolução da doença. Em qualquer situação, seja decorrente de um trauma ou por uma doença, o tratamento fonoaudiológico é sempre um forte aliado e muito bem vindo.

Diferentes áreas da linguagem e da fala podem estar comprometidos, como a perda da capacidade de compreensão da mensagem pelo sujeito, e/ou da capacidade de expressar-se verbalmente.

Afasia é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de se comunicar, podendo prejudicar a fala, a compreensão da linguagem, a leitura e a escrita. A afasia geralmente ocorre devido a danos nas áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, frequentemente como resultado de um AVC (acidente vascular cerebral) ou lesão cerebral.

Alguns exemplos de dificuldades encontradas:

  • Dificuldade em falar e formar frases de forma adequada
  • Dificuldade em compreender o que os outros dizem
  • Problemas para encontrar as palavras certas (anomias)
  • Incapacidade de ler ou escrever corretamente
  • Substituição de palavras por outras que não fazem sentido
  • Inversão de palavras na frase
  • Ter o domínio da leitura e da escrita e de repente não conseguir ler e/ou escrever o próprio nome
  • Ler, e não entender o que leu

No entanto, com a reabilitação, o fonoaudiólogo poderá promover a melhora da qualidade de vida do sujeito, pois seu foco de abordagem terapêutica está voltado para a comunicação, seja ela oral ou escrita.