Linguagem e fala da criança

O desenvolvimento da fala e da linguagem ocorrem gradativamente, sendo que a criança é capaz de produzir todos os sons da língua até por volta dos 5 anos de idade. Veja abaixo alguns aspectos da aquisição normal desse desenvolvimento.

3 a 4 meses: Sons produzidos pelo bebê de forma aleatória (balbucio).

4 a 7 meses: Sons produzidos pelo bebê de forma mais intensa, sendo que o ambiente passa a ter um papel fundamental nesse estímulo.

8 a 10 meses: bebê começa a perceber melhor os estímulos do ambiente e vai adequando suas vocalizações, através da imitação.

1 a 2 anos:

  • inicia o processo de aquisição de alguns sons como /p/,/b/,/t/,/k/,/g/ e sons nasais como /m/,/n/;
  • aprende estruturas silábicas simples, com um vocabulário de até 50 palavras;
  • Emite palavras-frase que valem por uma sentença inteira, ex: nana nenê;
  • Fase rica de imitação de situações de vida diária;

Até 2 anos e meio:

  • Faz uso de pronomes 2ª. e 3ª. pessoas;
  • Tem vocabulário de 150 a 200 palavras;
  • Faz frases com mais elementos e palavras mais longas;
  • É capaz de responder a ordens , podendo conter mais de um comando;
  • É capaz de estabelecer diálogos com atributos de nomeação ou comentários;
  • Aquisição dos sons /p/ /t/ /k/ e /b/ /d/ /g/;
  • Aquisição dos sons /m/ /n/ /nh/

De 2 anos e meio a 3 anos:

  • Faz uso de pronome na primeira pessoa;
  • Forma frases mais completas ( quatro elementos);
  • Faz uso de verbos ser e estar;
  • Faz uso de advérbios de lugar, flexões de género e número;
  • Pergunta com “onde” e “quando”;
  • Tem compreensão de opostos;
  • Faz brincadeiras de faz-de-conta;
  • Aquisição dos sons /f/,/v/,/s/,/z/

Nesta fase, poderá ocorrer o que chamamos de gagueira fisiológica. A criança pode apresentar repetições de sílabas ou palavras, hesitações durante a comunicação. Apesar de ser algo que assusta muito os pais, faz parte do desenvolvimento da fala e pode durar dias ou até mesmo semanas. Quando este sinal ocorrer, o ideal é não valorizar este fenómeno pois é algo passageiro.

Entretanto, se os pais ficarem muito ansiosos com o quadro da gagueira, é importante a orientação de um Fonoaudiólogo para que essa fase transcorra normalmente.

De 3 anos a 3 anos e meio:

  • Faz uso de “e”, “aí”,”mas”,”porque”;
  • Faz uso elaborado de tempos verbais como passado e futuro;
  • Relata fatos vivenciados;
  • É capaz de realizar jogos com regras simples;
  • Aquisição dos sons /ch/ /j/

De 3 anos e meio a 4 anos e meio:

  • Faz uso de pronomes possessivos;
  • Faz flexões verbais mais elaboradas;
  • Tem aumento no domínio das preposições;
  • Tem noção de tempo e espaço;
  • É capaz de compreender regras mais complexas de jogo;
  • Aquisição dos sons /l/,/r/;
  • Aquisição dos sons /lh/,

A partir de 4 anos:

  • aquisição dos sons /pr/ /br/ /tr/,/pl/,/bl/…;
  • aquisição dos arqui-fonemas /s/, /r/,/l/;
  • compreende histórias mais longas e são capazes de responder sobre elas;
  • Fala Fluente;

Finalmente, esses dados de normalidade nos dão uma referência para se averiguar se a criança está se desenvolvendo sem problemas. Entretanto, as crianças podem apresentar variações em seu quadro de desenvolvimento sem que isso se caracterize como um atraso ou distúrbio. A melhor conduta é buscar a ajuda de um Fonoaudiólogo para uma avaliação objetiva.

Até os 5 anos de idade, espera-se que a criança tenha adquirido todos os sons da fala.

Alguns fatores podem contribuir para a alteração na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem, tais como:

  • Comprometimento da audição;
  • Comprometimento da respiração nasal;
  • Falta de estimulação ambiental;
  • Comprometimento das estruturas da face como lábios, língua, bochechas, palato, etc;
  • Freio de língua alterado;
  • Uso prolongado de chupetas, mamadeiras;
  • Outros;

Distúrbio de Fala

A partir dos 5 anos de idade, espera-se que a criança tenha adquirido todo o quadro de sons para a fala.
Algumas trocas fonológicas podem ocorrer são e chamadas trocas predominantemente auditivas, tais como: “v” por “f”, “d” por “t”, “z” por “s”, “j” por “ch” ou “b” por “p”. A partir do momento em que são identificadas, a intervenção fonoaudiológica torna-se muito importante, pois além de comprometer a comunicação, poderá interferir no processo de alfabetização.

As distorções também podem ocorrer como os chamados ceceios anterior e lateral e comumente estão associados a disfunções músculo-esqueletais. Indivíduos com mordida aberta ou profunda podem apresentar ceceios pela própria alteração ortodôntica. O ceceio corresponde a interposição da língua entre os dentes principalmente na emissão de sons como “s” e “z”.

Distúrbio de voz

Durante o desenvolvimento infantil, é muito importante observar se a criança apresenta abuso vocal, como gritar e falar muito alto. Quando isso ocorre, a criança pode adquirir um padrão de rouquidão permanente, principalmente entre os 5 e 10 anos de idade. Uma voz rouca que perdure mais de 15 dias deve ser avaliada por um médico Otorrinolaringologista e se necessário fonoterapia vocal.

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